sábado, 31 de maio de 2008

Refinaria: Uma Questão de Decisão Econômica ?


Há muito tempo que os processos decisórios quanto aos investimentos públicos são influenciados e muitas vezes decididos por pressões políticas, deixando de lado o foro das análises técnicas, econômicas e ambientais. O Estado do Ceará, depois de muitos anos obtendo taxas maiores de crescimento do PIB, em relação aos demais estados nordestinos, vem sofrendo com a fuga de investimentos, principalmente para o Estado de Pernambuco. Preferência do presidente que é pernambucano, força política dos deputados e senadores de lá e/ou inoperância de nossos representantes em Brasília? Nas últimas semanas saiu a notícia que uma refinaria de maiores dimensões seria instalada no Maranhão, enquanto o Ceará haveria o investimento de uma menor. Entretanto, a questão central não foi ainda debatida: Qual a viabilidade econômica de uma refinaria ? Essa questão não é bem respondida porque os projetos de infra-estrutura não são bem avaliados, simplesmente porque as técnicas utilizadas pelas instituições financeiras internacionais adotam o princípio do Ótimo de Pareto (ou seja, o que é bom para o mercado é bom para todos!). Os estudos seriam melhor avaliados se fossem utilizados o "Método dos Efeitos", que é uma alternativa heterodoxa às técnicas de avaliação econômica defendidas oficialmente pelos organismos internacionais de financiamento.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fala Eduardo!
tudo bem cara?
primeiro queria lhe parabenizar pelo blog, gostei muito mesmo, tá apontado aqui nos favoritos, sempre que tiver atualização pode avisar, devagarinho vou lendo os artigos, gostei das coisas de empreendedorismo e claro do molequinho tocando BeaTles.
fica como dica o filme "Across the universe" é um musical todo inspirado na vida dos BeaTels, com participação do Bono Vox e outras figuras famosas, vale muito assistir!
abração em todos aí!