segunda-feira, 26 de maio de 2008

Empreendedorismo: Modismo ou Realidade ?

Fui convidado pela revista "Insight Empresarial", do Grupo Marquise, para escrever um artigo sobre empreendedorismo para sua 2ª edição (veja capa da 1ª edição ao lado). A idéia central do artigo é demonstrar que o interesse pelo assunto ocorreu principalmente após as transformações ocorridas na economia mundial nas últimas décadas, bem como apoiar a necessidade de que o empreendedorismo seja difundido como disciplina nos mais variados níveis educacionais.

O artigo na íntegra deverá ser publicado no início do 2° semestre e deixo aqui alguns trechos para vocês lerem:

"O conceito de empreendedorismo tem evoluído bastante ao longo dos últimos anos, não mais se limitando aos ensinamentos ligados à criação de empresas, se direcionando para campos de pesquisa bastante abrangentes, tais como o empreendedorismo corporativo como um meio de crescimento e renovação para grandes empresas, teorias sobre empreendedorismo internacional e empreendedorismo social.

Essas mudanças não aconteceram por acaso, elas são decorrentes dos acontecimentos que afetam nossas sociedades e introduzem rupturas nas empresas, nos indivíduos e na formação educacional, a tal ponto que podemos considerá-lo como uma verdadeira “revolução científica” ao senso de Thomas Kuhn. Ou seja, o empreendedorismo vem se transformando em um novo paradigma científico.

O empreendedorismo constitui uma nova disciplina? Nosso ponto de vista é que a história nos ensinou que o desenvolvimento de uma disciplina é decorrente da construção cultural e social provocada pelas mudanças que revolucionam uma sociedade. Nessas condições, levantamos a hipótese que o empreendedorismo se encontra atualmente em uma fase transitória em busca de uma mudança em seu status, de paradigma à disciplina científica. Essa ambigüidade de status é que talvez explique os problemas atuais de reconhecimento e do posicionamento entre as demais disciplinas.

O empreendedorismo é uma disciplina e, portanto, como toda disciplina, pode ser ensinada. A realidade atual é que o ensino de empreendedorismo vem se disseminando com rapidez no Brasil. Ele está presente na governança, no meio empresarial, nas instituições representativas de classe e de ensino, o que demostra, inequivocadamente, que o espírito empreendedor pode ser adquirido, ao contrário daqueles que afirmam que é uma característica inata".

Quem quiser ler a 1ª edição da revista "Insight Empresarial" é só clicar no link abaixo:
Aguardo os comentários dos colegas.
Um forte abraço.

Nenhum comentário: