quarta-feira, 2 de junho de 2010

Lançamento do "O Brasil em Todas as Copas" de Airton Silveira Fontenele

Momentos que antecedem as copas do mundo de futebol, desde 1986, sempre é motivo para celebrar a publicação do livro de Airton Fontenele, no caso aquele que me colocou neste mundo. Ontem, no BNB-Clube, com a presença de mais de 300 pessoas, ocorreu o lançamento do seu 6º livro, "O Brasil em Todas as Copas", cuja publicação teve o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil. Falar do livro e de meu pai não se pode deixar de ser influenciado pela emoção, razão pela qual coloco o que foi escrito no blog do Prof. Evaldo Lima (http://evaldolima.blogspot.com) "Airton Fontenele é um homem apaixonado por futebol, especialmente Copa do Mundo.Sabe que nada de grandioso é feito sem paixão.
Dono de uma grande capacidade de trabalho, Airton lançou quatro livros, publicou mais de dois mil artigos na imprensa e é fonte de pesquisa indispensável para quem quer entender o futebol, dentro e fora das quatro linhas.
Eu me sinto imensamente fascinado pelo rigor da pesquisa que motiva este cearense na tarefa de preservar a história do futebol, um dos maiores patrimônios culturais do Brasil, fenômeno social e critério de identificação nacional.
Membro da crônica esportiva desde 1947, a partir de convite do grande Blanchard Girão, Airton Fontenele é um referencial sobre a história do futebol no Brasil e no Mundo. Em ano de Copa do Mundo, nos brinda com mais uma publicação sobre a Seleção Brasileira, expressão maior da paixão que nós, brasileiros, nutrimos pelo futebol: “O Brasil em todas as Copas: 1930-2010.”
As maiores jogadas e craques de todos os tempos têm lugar cativo nos livros e acervo de Airton Fontenele. Na “Sala João Saldanha”, montada na residência do pesquisador em 1996, é possível realizar uma mágica viagem pela história do esporte mais popular do mundo.
A pequena sala, cujo nome rende homenagem ao saudoso “João Sem Medo”, é um templo onde se reverencia os craques do passado e do presente.
Airton conhece muito, possui saber enciclopédico. Contudo, parece-me que sua maior característica é a comovente gentileza no trato pessoal, traço de quem é feliz consigo mesmo e generoso com a humanidade
Em nome de todo o segmento esportivo, deixo aqui o meu sincero agradecimento a este incansável pesquisador, que ao longo de décadas vem acumulando para as futuras gerações um patrimônio de valor inestimável: a preservação da nossa história futebolística . Mais uma vez, obrigado Mestre !"
video

Nenhum comentário: