terça-feira, 28 de julho de 2009

Barbalha e o Cariri: Terra de Oportunidades

Para dar início aos trabalhos do projeto: "Política de Atração de Investimentos no Município de Barbalha", estivemos com a equipe da ACEP no auditório da Faculdade de Medicina daquela cidade, juntamente com os gestores e representantes classistas, para expor detalhes do estudo. A reunião foi registrada pela Prefeitura Municipal em sua página eletrônica (http://www.barbalha.ce.gov.br/estudo_tec.php).
Depois da reunião, realizamos inúmeras visitas aos principais pontos estratégicos de desenvolvimento municipal e constatamos como é surpreendente a riqueza e as oportunidades de negócios passíveis de realização na região conhecida como CRAJUBAR - Crato, Juazeiro e Barbalha. Quero destacar a visita no Sítio Barreiras (http://www.sitiobarreiras.com.br/), o 2º maior produtor de banana do Estado do Ceará, que fica localizado no município de Missão Velha. Outro caso de sucesso na região que tivemos oportunidade de conhecer, foi a Farmace (http://www.farmace.com.br/), situada em Barbalha. É uma indústria fabricante de soluções parenterais de grandes e pequenos Volumes e concentrados polieletrolíticos para hemodiálise. Muito embora esses casos de sucessos, juntamente com o APL de Calçados, fogem um pouco da realidade local, a economia do município de Barbalha tem sua base tradicional no comércio e na agricultura. A instalação da CEASA Cariri dará um impulso na economia agrícola do município. Outros empreendimentos industriais têm importância regional, como a ITAPUÍ S. A. - antiga IBACIP (Indústria Barbalhense de Cimento Portland), concessão da Cimento Nassau, e a usina de açúcar Manoel Costa Filho (a qual, entretanto, está hoje desativada). Há a atividade econômica ligada ao turismo e ao atendimento a pessoas em tratamento de saúde que abrange todo o nordeste. Em grande fase de crescimento econômico que o Cariri se encontra, Barbalha também contribui com aumento do turismo, por sua privilegiada situação ao sopé da floresta nacional do araripe, e investimento em saúde (realizando procedimentos oncológicos, tratamento clínico oncológico, cirurgia cardíaca, neurocirurgia e terapia de reposição renal. Além dos prédios históricos, tais como o Engenho Tupinambá, o Casarão Hotel, a Casa de Câmara e a Cadeia Pública, o turismo de Barbalha atrai pela Estância hidromineral com mais de 30 fontes de águas naturais. Algumas delas formam piscinas naturais e de águas minerais e hipotermais. Uma parte representativa da Floresta Nacional do Araripe, que é um importante ecossistema da flora e fauna regional, inclusive para espécies ameaçadas de extinção, está encravada no município. Quem for ao município não deve deixar de visitar o Arajara park, que é um parque temático a 920 metros acima do nível do mar, com várias piscinas, toboáguas, gruta, trilha e meios para recreação infantil, além do Balneário do Caldas, que fica a mais de 700 metros de altitude. Diferentemente do Arajara Park, o local de lazer é mais popular e possui piscinas, cascatas, palhoças e duas fontes naturais de águas térmicas, além de chalés de veraneio e o Hotel das Fontes que completam a estrutura do Balneário. Aliás, ao contrário que costumeiramente ocorre, se você for para Barbalha, não esqueça de ir para Juazeiro do Norte e/ou Crato.

Um comentário:

Laguardia disse...

Off Topic

Em conjunto com o Blog o Mundo by Thaís, estamos lançando uma campanha de protesto virtual para o período de 07 a 20 de setembro.

Gostaríamos muito de contar com a sua participação e a dos seguidores de seu blog.

Esta é uma campanha de todos os brasileiros patriotas e não de um ou outro blog.

A campanha é de todos nós que queremos um país melhor para nossos filhos e netos.

Detalhes em http://omundobythais.blogspot.com/ ou http://brasillivreedemocrata.blogspot.com/

Divulgue esta idéia.

O Brasil mais do que nunca precisa de você!