terça-feira, 7 de abril de 2009

O Ócio Criativo

A inovação tecnológica tem mudado muito o padrão de consumo das pessoas, mas certos costumes devem ser preservados pela necessidade de manter hábitos saudáveis. Há quase um ano decidi interromper minha assinatura do jornal, não somente porque a versão digital trazia a íntegra de todas as reportagens, mas também pelo meu tempo reduzido a leitura. Além do mais, isso me fez poupar alguns reais e tempo para me dedicar a música. Ontem recebi uma proposta interessante para assinar um jornal da cidade e hoje senti novamente o prazer de deitar em uma rede e ler mais demoradamente as notícias. Não sei se pela "novidade" ou pelo descanso adquirido com quinze minutos se deleitando com a leitura, mas esse tempo precioso me fez refletir da importância de parar alguns minutos. Já dizia o autor do "Ócio Criativo" que o homem deve buscar uma combinação equilibrada de trabalho, estudo e lazer. A criatividade humana, fonte primária da inovação, deve ser alimentada com a leitura, até mesmo a mais frugal possível. Na edição do jornal de hoje não me causou maior interesse nem a parte de esportes, com as notícias do meu Fortaleza, nem o misterioso "desaparecimento" da prefeita nesses últimos dias, mas a coluna do Ayrton Monte, que em um trecho de sua coluna, cujo título é "Domingos", relata a importância da curiosidade: "A curiosidade, para mim, é o motor da criação, da paixão e do encantamento". Ora, penso da mesma maneira, mas adiciono ainda a necessidade de momentos de reflexão, não somente para repor as energias, mas também para planejar a vida, em todos os seus sentidos, em busca da melhoria no trabalho, nas relações familiares e com o mundo.

Nenhum comentário: