Para dar início aos trabalhos do projeto: "Política de Atração de Investimentos no Município de Barbalha", estivemos com a equipe da ACEP no auditório da Faculdade de Medicina daquela cidade, juntamente com os gestores e representantes classistas, para expor detalhes do estudo. A reunião foi registrada pela Prefeitura Municipal em sua página eletrônica (http://www.barbalha.ce.gov.br/estudo_tec.php).
Depois da reunião, realizamos inúmeras visitas aos principais pontos estratégicos de desenvolvimento municipal e constatamos como é surpreendente a riqueza e as oportunidades de negócios passíveis de realização na região conhecida como CRAJUBAR - Crato, Juazeiro e Barbalha. Quero destacar a visita no Sítio Barreiras (http://www.sitiobarreiras.com.br/), o 2º maior produtor de banana do Estado do Ceará, que fica localizado no município de Missão Velha. Outro caso de sucesso na região que tivemos oportunidade de conhecer, foi a Farmace (http://www.farmace.com.br/), situada em Barbalha. É uma indústria fabricante de soluções parenterais de grandes e pequenos Volumes e concentrados polieletrolíticos para hemodiálise. Muito embora esses casos de sucessos, juntamente com o APL de Calçados, fogem um pouco da realidade local, a economia do município de Barbalha tem sua base tradicional no comércio e na agricultura. A instalação da CEASA Cariri dará um impulso na economia agrícola do município. Outros empreendimentos industriais têm importância regional, como a ITAPUÍ S. A. - antiga IBACIP (Indústria Barbalhense de Cimento Portland), concessão da Cimento Nassau, e a usina de açúcar Manoel Costa Filho (a qual, entretanto, está hoje desativada). Há a atividade econômica ligada ao turismo e ao atendimento a pessoas em tratamento de saúde que abrange todo o nordeste. Em grande fase de crescimento econômico que o Cariri se encontra, Barbalha também contribui com aumento do turismo, por sua privilegiada situação ao sopé da floresta nacional do araripe, e investimento em saúde (realizando procedimentos oncológicos, tratamento clínico oncológico, cirurgia cardíaca, neurocirurgia e terapia de reposição renal. Além dos prédios históricos, tais como o Engenho Tupinambá, o Casarão Hotel, a Casa de Câmara e a Cadeia Pública, o turismo de Barbalha atrai pela Estância hidromineral com mais de 30 fontes de águas naturais. Algumas delas formam piscinas naturais e de águas minerais e hipotermais. Uma parte representativa da Floresta Nacional do Araripe, que é um importante ecossistema da flora e fauna regional, inclusive para espécies ameaçadas de extinção, está encravada no município. Quem for ao município não deve deixar de visitar o Arajara park, que é um parque temático a 920 metros acima do nível do mar, com várias piscinas, toboáguas, gruta, trilha e meios para recreação infantil, além do Balneário do Caldas, que fica a mais de 700 metros de altitude. Diferentemente do Arajara Park, o local de lazer é mais popular e possui piscinas, cascatas, palhoças e duas fontes naturais de águas térmicas, além de chalés de veraneio e o Hotel das Fontes que completam a estrutura do Balneário. Aliás, ao contrário que costumeiramente ocorre, se você for para Barbalha, não esqueça de ir para Juazeiro do Norte e/ou Crato.
terça-feira, 28 de julho de 2009
domingo, 26 de julho de 2009
Visita ao Piauí
Em viagem ao Piauí, especificamente nas cidades de Santa Cruz dos Milagres e Pedro II, fiquei admirado pela beleza das paisagens do sertão. Santa Cruz dos Milagres fica a cerca de 180 km de Teresina e é um santuário tendo três grandes festas religiosas por ano: uma em setembro que vai do dia 4 ao dia 14 - festa da exaltação da Santa Cruz, quando vem pessoas de todos os estados do Brasil. A outra ocorre em maio, quando acontece a chamada "invenção". É uma demonstração de fé que não se vê em outros lugares do Brasil, tendo em vista que a cidade não tem estrutura para receber e acolher tanta gente. A cidade, com cerca de 3 mil pessoas, nessa época abriga mais de 15 mil pessoas que circulam pelas ruas debaixo de sol de 40º e não reclamam. Elas tomam banho no rio São Nicolau que corta a cidade e dormem em rede armadas em carroceria de caminhões ou em arvores sem folhas pois na época é verão. Fazem comida em panelas de ferro sobre pedras ao ar livre com água do rio onde todos tomam banho. A outra visita foi em Pedro II, cujo principal produto de sua economia é a extração de pedras semipreciosas, com destaque para as minas de opalas, que são as mais belas e puras encontradas em todo o solo brasileiro. Também se destaca um rico artesanato à base de fio de algodão, que dá origem a belas tapeçarias e redes. Entre as belezas naturais, estão o Morro do Gritador, canion com cerca de 280 metros a uma altitude de 730 metros acima do nível do mar; a Cachoeira do Salto Liso, com suas águas frias e cristalinas com véu de água de cerca de 30m; o Olho d'água Buritizinho, entre outros. Os sítios arqueológicos retratam a vida do homem pré-histórico nestas terras. Um conjunto arquitetônico em estilo barroco revela uma Pedro II histórica. A verdade é que precisamos conhecer melhor nosso país, pois mesmo em rincões ditos como sem interesse, o que falta apenas é investir em infraestrutura turística para que torne viável o local.
domingo, 12 de julho de 2009
Doutorado em Administração na UNIFOR
A UNIFOR oferecerá a partir de 2010 o Doutorado em Administração. Agora nosso curso se transformou em um PPGA - Programa de Pós Graduação em Administração - Mestrado e Doutorado. Trata-se de uma vitória relevante para os professores e colaboradores do CMA e coloca a UNIFOR no seleto grupo de universidades que possuem doutorado em Administração. A notícia foi dada pela Capes/MEC, após divulgar na sexta-feira, 10, os resultados da apreciação de propostas de cursos novos de 2008 e 2009. As propostas foram analisadas e recomendadas durante a 109ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), entre os dias 22 e 25 de junho, em Brasília. A lista das propostas recomendadas encontra-se disponível na página eletrônica da Capes no link:
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Enanpad 2009 - Resultados
É com satisfação que obtive notícia da aprovação de 2 artigos no XXXIII Encontro da ANPAD - EnANPAD que será realizado entre 19 a 23 de setembro de 2009 em São Paulo/SP. Além do artigo "Gestão nas Organizações do Terceiro Setor: Contribuição para um Novo Paradigma nos Empreendimentos Sociais" feito em parceria com Maiso Dias e Vilma Moreira, minha maior satisfação ficou com a aprovação do artigo Empreendedorismo, Competitividade e Crescimento Econômico: Algumas Evidências Empíricas, já comentado e cujo resumo vocês podem ler na postagem de 5 de maio último. Trata-se de uma pesquisa recente que venho desenvolvendo sobre as relações entre empreendedorismo e competitividade, utilizando dados do GEM - Global Entrepreneurship Monitor e de outros indicadores macroeconômicos. Nada mal para uma pesquisa ainda exploratória que pode render ainda muitos artigos!! Abraços.
Assinar:
Postagens (Atom)